Caso RealFilmesSem categoria

O Caso dos Irmãos Naves

A dica dessa semana é um filme nacional, disponível na @globoplay que retrata um dos maiores erros judiciais do nosso país, o caso dos irmãos Naves.

O filme (1967), baseado na obra de Alamy Filho (Advogado dos irmãos) e adaptado para o cinema por Jean-Claude Bernardet e Luís Sérgio Person, foi um sucesso na época, inclusive estrelado por três atores que curiosamente passaram pelos bancos das Arcadas do Largo S. Francisco : Sebastião é interpretado por Raul Cortez; o irmão Joaquim é vivido por Juca de Oliveira; e, John Herbert está na pele do advogado João Alamy Filho.


A história, real, acusa os dois irmãos, Joaquim e Sebastião, pela morte de seu sócio. São torturados, julgados e condenados.

Após 8 anos e 3 meses encarcerados, em agosto de 1946, Sebastião e Joaquim ganham liberdade condicional ante comportamento exemplar. Mas já não adianta pois Joaquim acometido de longa e dolorosa doença. O irmão Sebastião por sua vez inicia uma jornada para provar a inocência de ambos.

E como sabemos dessa inocência? Pois 12 anos depois o tal sócio aparece mais vivo que cerca viva… Pois é.

A história nos irmãos Naves faz parte da nossa história de erros judiciais, abusos e tortura. É muito importante conhecer para não repetir, por isso a indicação dessa semana.

Assistiram já?