Estudo

Aplicativos Para Controlar e Turbinar os Estudos

Algumas pessoas realmente consideram o estudo uma terefa chata e maçante e chegam a fugir dele como o Cascão foge do banho… Eu não sou uma dessas pessoas, particularmente gosto muito de estudar porém certas matérias me são mais difíceis, é normal…

E como se manter atualizado e motivado mesmo quando falamos daquelas matérias mais difíceis? Como contabilizar os estudos?

Primeiro eu sugiro que você monte um cronograma a partir de um ciclo de estudos, mas falaremos disso em outro momento.

Use as redes sociais a seu favor!

Todos nós passamos bastante tempo online, então, nada mais lógico do que utilizar este tempo de forma construtiva também. Instagram tem sido a rede mais utilizada para propagação e troca de informação, seguida do twitter e por último o Facebook. Se quiser tenha perfis separados nas redes ou utilize ferramentas de listas, que por hora apenas Facebook e Twitter oferecem, e crie sua lista “Direito” para dar uma olhada quando estiver online…

Muitos professores de cursos preparatórios estão nas redes e compartilham além de atualidades muito conteúdo através de posts e lives, vale muito a pena acompanhar e transformar seu tempo ocioso em produtivo, ou misturar o tempo que você passa nas redes com esse conteúdo sendo uma forma de absorver informação em meio ao seu lazer.

Também procure acompanhar perfis oficiais como o CNJ, Senado e demais órgãos que forem de seu interesse pessoal e acadêmico. Se estiver sem idéias por onde começar veja as pessoas que sigo nos perfis do Eu Vi Direito? nas redes.

Muita gente também utiliza as redes sociais como “studygram” e faz uma espécie de diário dos estudos. É bastante produtivo e possibilita a troca de experiências com pessoas que tem o mesmo foco que o seu.

Controle seu tempo!

Já falei neste post anterior sobre utilizar o Pomodoro para ter foco e controlar melhor seu tempo, vale dar uma lida.

Além de utilizar Pomodoro recomendo que você utilize um aplicativo como o Aprovado para contabilizar o que foi estudado e quanto foi estudado. Este tipo de aplicativo é bacana por dois motivos, primeiro por que é bem legal ver o status do seu estudo em horas, dá uma sensação de realização que pode parecer besteira mas acredite, se você fizer você vai ter mais satisfação pessoal e isso é motivador, e o segundo motivo realmente é pra medir seu rendimento pois você vai conseguir saber quanto de tempo foi realmente dedicado para cada disciplina e colocando isso em um panorama é possível enxergar aonde deve ser investido mais tempo de acordo com suas dificuldades e prioridades. O Aprovado é um aplicativo que está bem completo e com muitos recursos implementados recentemente, essa constante evolução do aplicativo o torna um companheiro cada vez melhor. Já usei outros apps e acabei voltando.

Questões em qualquer lugar!

Parte importante de qualquer preparação é a resolução de questões, então, tenha algum aplicativo instalado em seu celular para aquele tempinho ocioso no caminho pro trabalho (cuidado com furtos sempre!) ou na sala de espera de algum consultório, aquelas noites que você já deitou na cama mas nada do sono aparecer…

Se seu foco é passar no Exame de Ordem minha experiência pessoal com o OAB de Bolso é ótima, recomendo que você instale e vá resolvendo questões sempre que puder.

Agora, caso o foco sejam concursos públicos, vale pesquisar mais um pouco pois não existem muitas recomendações, eu tenho testado o QConcursos.

Aulas de graça, com qualidade e em qualquer lugar!

O Youtube é um grande aliado nos seus estudos! Conheça a plataforma e veja que além do conteúdo de entretenimento existem muitos canais com conteúdo voltado aos estudos acessíveis para você.

A lógica no Youtube é quase a mesma que das redes sociais já mencionadas no início do post… Acompanhe pessoas e instituições com conteúdo. Por exemplo, canais de professores, de cursos preparatórios, de entidades…

Muitos cursos preparatórios com regularidade fazem revisões online, principalmente na véspera da OAB ou de concursos concorridos. Fique de olho pois é um forma de pegar aquelas dicas atualizadas para a prova e o conteúdo estar fresquinho e revisado na cabeça!

Adoro assistir revisões. Confesso que muitas vezes faço faxina aqui em casa e ligo alguma no Youtube pra ir ouvindo… Um fato é que os professores tem experiência com as bancas e o que tem mais probabilidade de cair na prova então as dicas de revisão são muito preciosas.

Para a segunda fase da OAB além da revisão dos meus amados Geovane Moraes e Ana Cristina Mendonça no curso que fiz foi essencial assistir a revisão do professor Nidal Ahmad. que foi gratuita, pelo youtube do curso que ele ministra aulas, ou seja, é só ficar ligado!

Para concursos fico atenta as transmissões online do Curso Damásio (que transmite muitos Dia D online) e também do Estratégia que tem um canal específico para OAB e outro para concursos. O legal do Estratégia é que eles tem séries de vídeos como por exemplo agora uma série preparatória para o Concurso da Polícia Federal que deve ocorrer no segundo semestre.

Pdfs anotados em qualquer plataforma!

Recentemente descobri e comecei a utilizar o XODO que é uma nuvem para seus pdfs. Porém com o diferencial que você pode fazer anotações, grifar e muito mais. Totalmente online e multiplataformas. Recomendo.

A cerejinha do bolo : Youtube Go

Se seu dispositivo for Android, instale já o Youtube Go.

Essa versão mais light do Youtube tem a grande vantagem de poder baixar vídeos, funciona quase da mesma forma que a Netflix, você faz o download do vídeo e pode assistir depois sem gastar sua internet. No caso do Youtube Go você precisa de um mínimo de conectividade para poder ver o vídeo mas isso não vai consumir sua internet, então aproveita a wi-fi pra baixar vídeos e leve com você pra ver ou ouvir sempre que der.

Espero que aproveitem as dicas e bons estudos!