FilmesLivros

Lições em It- A Coisa

It – A Coisa, livro escrito por Stephen King em 1986, não é bem uma história de terror mas muito mais humana que trata de amizade e medo.

A obra já tem adaptações tanto para tv quanto para o cinema sendo que, a segunda parte da mais recente adaptação estreou no Brasil no início do mês.

É uma história com muitas “viagens”, típica do autor e hoje em dia até com trechos questionáveis mas que narra de maneira impecável a forma que o medo pode tomar na vida do indivíduo.

A mais recente adaptação para o cinema traz do livro temas que ainda são presentes em nosso tempo como racismo, abuso, alienação parental, homofobia e bulllying…

Pois é, não é apenas ficção. O filme e a obra não são direcionadas para crianças.

E sustos.

A Coisa, é o medo. Ela se alimenta das suas maiores inseguranças e lhe atinge através disso, motivo pelo qual a batalha final não é física e sim psíquica.

É essa é a maior lição dessa aventura, quando os personagens passam a acreditar que podem ferir A Coisa conseguem fazê-lo, e só conseguem derrotá-lo quando lidam com o medo em si, fazendo-o insignificante.

Além disso é notável a máxima do grupo de que se ficarem juntos são capazes de vencer, o reconhecimento de que todos temos medos e o enfoque que a partir da segunda infância as crianças já demonstram traços de sua personalidade que nem sempre são bons se mostra realista.

Por fim, uma curiosidade, a série Stranger Things da Netflix foi inspirada nessa obra.

Já leram o livro? Ficaram vendo os aspectos jurídicos assim como eu? 😂