Seriados

Bella Ciao bem antes de Casa de Papel

A música é uma linguagem universal. Hoje vamos falar de Bella Ciao.

Já temos disponível a terceira temporada de Casa de Papel na Netflix e eu venho contar pra vcs a história da música Bella Ciao utilizada na produção mas com um significado que vai muito além.

A música foi hino da resistência italiana contra o fascismo de Benito Mussolini e das tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Inclusive até hoje na Itália se usa como hino da libertação nazifascita.

Pesquisas indicam que ela tem uma origem mais antiga ainda e teria surgido das canções populares das trabalhadoras dos campos de arroz do vale do rio Pó, no norte da Itália, no século 19.

Só que, a canção se tornou um hino de resistência ao redor do mundo, nos anos 60, a música foi popular durante as manifestações de trabalhadores e estudantes na Itália.

Ainda na Itália, no governo Berlusconi, partidos de esquerda cantavam a música antifascista como forma de protesto.

Mais recentemente, durante uma manifestação de bancários por aumento salarial em Buenos Aires, os funcionários parodiaram a letra deBella Ciao e cantaram para o governo de Mauricio Macri: “Somos bancários, queremos aumento e Macri tchau, tchau, tchau”. Em 2013, a canção fez parte de protestos em Istambul e, em 2014, nos atos pró-democracia em Hong Kong.

Na Grécia, partidos de extrema esquerda também utlizaram a canção em campanhas eleitorais.

No Chile, no início dos anos 70, no governo de Salvador Allende, um grupo adotou Bella Ciao como uma canção de protesto.

Bella Ciao não é só uma música, é um hino eternizado.